21 de março – Dia Mundial da Síndrome de Down

Esteja orgulhoso da sua boca

Hoje, dia 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Síndrome de Down. Esta data visa ressaltar a importância de tratar com igualdade e respeito as pessoas com esta condição genética, de forma a apoiar a inclusão social e acabar com a maior limitação existente, o preconceito.

A Síndrome de Down é uma doença? Será que as pessoas com Síndrome de Down podem levar uma vida normal, ir à escola, trabalhar ou constituir família? Saiba mais no blog.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética, que faz com que o cromossoma 21 apresente três exemplares, ao invés de dois. Por este motivo, é também designada de Trissomia 21.  

 As pessoas com Trissomia 21 apresentam características físicas, neurológicas e cognitivas peculiares. Mas afinal de contas, somos todos diferentes, não é verdade? As pessoas com esta condição genética podem ir à escola, podem ler e escrever, trabalhar, levar uma vida autónoma e constituir família, como qualquer outra pessoa. O único impedimento é, por vezes, a sociedade. 

Deste modo, e porque nunca é demais relembrar, quanto mais consciência, menos diferença. 

 “O amor não conta cromossomas”.

Tags: No tags

Comments are closed.