6 de março – Dia Europeu da Terapia da Fala

Hoje, dia 6 de março, assinala-se o dia Europeu da Terapia da Fala. Sabe o que é a Terapia da Fala? Em que situações se deve recorrer a esta valência? Em que faixas etárias é que atua? Em que modalidades é que pode beneficiar desta terapia?

O que é a Terapia da Fala?

A Terapia da Fala é muito mais do que o próprio nome indica. É muito mais do que fala… Trata-se da “especialidade que se dedica à prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.” Para além destas áreas, intervém ainda ao nível da alimentação.

A Terapia da Fala é indicada para indivíduos de que faixas etárias?

A Terapia da Fala pode ser indicada para pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos. 

Quando procurar a ajuda de um Terapeuta da Fala?

Tendo em consideração que o Terapeuta da Fala atua em diversas áreas, poderá ser aconselhável procurar a sua ajuda sempre que existe algum problema ao nível das seguintes áreas: comunicação (verbal e não verbal), voz, fluência, fala, mastigação e deglutição, linguagem, leitura e escrita e motricidade orofacial.

Em que modalidades é que pode beneficiar de Terapia da Fala?

Se até então o Terapeuta da Fala prestava maioritariamente os seus serviços de forma presencial, com a atual situação pandémica, a Teleprática ganhou lugar de destaque. Deste modo, poderá beneficiar do apoio desta valência nestas duas vertentes. Porém, no caso da Teleprática, existem alguns aspetos importantes a esclarecer. https://aptf.org

Quem pode encaminhar para a Terapia da Fala?

O encaminhamento para a consulta de Terapia da Fala pode ser realizado por diversos profissionais, entre os quais: Pediatra, Médico de família, Médico Fisiatra, Otorrinolaringologista, Neurologista, Ortodontista e Educadora/Professora.

Não duvide… “O Terapeuta da Fala pode fazer a diferença na sua vida!”

Comments are closed.