Multiclinica_Blog_12

A importância da leitura

O mundo maravilhoso dos livros

“O livro tem um lugar importante na vida da criança e no seu desenvolvimento, porque desempenha um papel simultaneamente educativo, recreativo e cultural. O livro é uma fonte de prazer, porque o jovem leitor gosta de contemplar as imagens e de admirar as personagens. Mas a leitura tem uma ação muito mais profunda. É uma fonte inesgotável de enriquecimento, favorece o desenvolvimento da imaginação, aguça o sentido crítico e permite à criança tomar contacto com o pensamento humano. Através do livro, a criança aprende a língua, aumenta a cultura geral, abre-se ao mundo e à vida” (Olivier, 1976, p.64).

Diante as dificuldades que os pais encontram para que os filhos ganhem o gosto pela leitura, surgem as seguintes dúvidas: Será a leitura na infância realmente benéfica? Porque é que as crianças devem ler? A verdade é que a leitura didática tem na realidade muitos benefícios para as crianças.

1. O prazer

A criança pode encontrar uma verdadeira paixão nos livros e um hobby que lhe dará muito prazer

2. Criatividade

Os livros são ferramentas que permitem às crianças viajar para outros lugares, imaginar através das palavras, e onde se tornam os protagonistas das histórias. É precisamente aqui que entra a criatividade, imaginação e fantasia.

3. Habilidades linguísticas

A criança aprende novo vocabulário e a usar corretamente a linguagem, inclusive a escrever sem erros de ortografia.

4. Exercita o cérebro

O desejo pela leitura é uma tarefa que representa certa complexidade para o cérebro, portanto a criança que lê, está imediatamente a estimular habilidades como a memória ou o conhecimento.

5. Conhecimento do mundo

Os livros didáticos são uma fonte rica de conhecimento que permitem às crianças absorver e reter mais informação sobre o mundo que as rodeia de forma tão natural que estas quase nem se aperceberem que estão a aprender à medida que viram as páginas.

6. Conhecimento dos demais

Os livros ajudam as crianças a colocarem-se no lugar dos outros, a conhecer os sentimentos e os pontos de vista de outras pessoas, que por sua vez faz com que estas desenvolvam mais empatia pelos outros.

7. Fortalece a capacidade de concentração e atenção

A criança que se concentra nas páginas de um livro aumenta a sua capacidade de concentração.

8. Pratica a leitura mecânica e a leitura compreensiva

Estimular a leitura desde pequenino tem mais tarde uma repercussão muito direta no rendimento escolar da criança. Uma criança que lê bem estuda melhor e, portanto tem melhores resultados académicos.

9. Aumenta a curiosidade

A criança começa a fazer mais perguntas; começa a sentir mais inquietação e curiosidade, o que leva a que esta continue ativamente a alimentar o cérebro, com a procura constante de mais informação e respostas.

10. Um amigo fiel para toda a vida

A criança que adquire o hábito da leitura terá sempre um companheiro onde poderá encontrar respostas ou consolo nos bons e nos maus momentos.

Leia para os seus filhos, porque ao ler, está a brincar, a educar e a proporcionar-lhes o contacto com o maravilhoso.

Felizes leituras em família!

Comments are closed.