Bilinguismo e o desenvolvimento

bilinguismo

O termo ‘bilinguismo’ é utilizado para designar falantes que possuem uma alta competência linguística, ao nível da compreensão e expressão, em pelo menos duas línguas. Esta competência pode ser adquirida de diversas formas, em diferentes idades e contextos, contudo, e de modo a que seja necessário um menor esforço, a exposição às várias línguas deverá acontecer o mais precocemente possível, por exemplo, desde o nascimento. Esta exposição deverá ser constante e regular e nos vários contextos em que a criança se insere.

É importante ressalvar que o bilinguismo não está associado a dificuldades no desenvolvimento da linguagem.  Hoje sabe-se que este tem efeitos positivos em várias tarefas cognitivas, como a atenção e a planificação e em tarefas de consciência linguística. Também a escolarização bilingue releva benefícios, no sentido em que as crianças que aprenderem a ler e a escrever em duas línguas, apresentarão capacidades de leitura superiores às crianças escolarizadas numa única língua.

No entanto, também é referido que as crianças bilingues tendem a apresentar um atraso na aquisição do vocabulário e, nestes casos, é necessária uma maior estimulação lexical.

www.multiclinica.pt

https://www.facebook.com/multiclinica.pt/

Comments are closed.