Centro de Desenvolvimento Infantil

Pediatria de Desenvolvimento

A Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se ocupa do desenvolvimento da criança e do jovem, pressupondo não só a vigilância do desenvolvimento, como também o diagnóstico das suas perturbações e respetiva intervenção.

O neurodesenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspectiva dinâmica, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus factores biológicos intrínsecos e os estímulos provenientes do ambiente.

Pedopsiquiatria

A Psiquiatria da Infância e da Adolescência atua ao nível da prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção em alterações do neurodesenvolvimento, emocionais, sociais e comportamentais das crianças e jovens. Tem como objetivo o normal desenvolvimento psicoafectivo e tratamento de perturbações mentais e afetivas na esfera individual e/ou familiar da criança ou adolescente. A intervenção pode incluir a prescrição de fármacos, consultas terapêuticas (psicoterapia), ou ainda intervenções familiares, sempre com o intuito de promover o bem-estar.

Terapia da fala

A Terapia da Fala é a especialidade responsável pela prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral/escrita, bem como de voz, deglutição, alimentação e motricidade orofacial.

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é a especialidade que inclui a prevenção, avaliação e intervenção nas alterações e perturbações emocionais, comportamentais e cognitivas, contribuindo para o aumento de qualidade de vida, bem estar individual e equilíbrio emocional, psíquico, físico, social e adaptativo.

Psicologia Educacional

A Psicologia Educacional intervem no processo de desenvolvimento da aprendizagem, do relacionamento interpessoal, do aconselhamento vocacional e ainda na adaptação emocional/comportamental em contextos de educação formal ou informal. 

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional atua na pediatria para promover, manter e/ou desenvolver competências, sejam elas físicas, sensoriopercetivas, cognitivas e/ou sociais, que estejam a afetar o desempenho da criança ou adolescente nas atividades do seu dia-a-dia.

O Terapeuta Ocupacional avalia as atividades que a criança não consegue ou tem dificuldades em realizar nos mais variados contextos (escola, casa, comunidade) e intervém com o intuito de promover a sua autonomia e o seu desenvolvimento.

Shopping Basket