Desenvolvimento da Pragmática

Já notou que o discurso de alguém mais novo é desadequado ao contexto, que este(a) não é comunicativo(a) da mesma forma em todos os contextos ou que simplesmente não demonstra interesse na interação com os pares?

Para perceber o porquê, é necessário abordar o conceito de Pragmática. Este é o domínio linguístico focado no uso da linguagem na comunicação, ou seja, é a relação entre o discurso e o contexto/situação comunicativa em que é inserido. Assim, mais do que a forma ou o conteúdo do enunciado, importa é o modo como é utilizado por parte dos interlocutores. 

A pragmática está presente desde o nascimento, existindo marcos de desenvolvimento expectáveis para as várias faixas etárias:

Multiclinica_Blog_48_1
Multiclinica_Blog_48_2
Multiclinica_Blog_48_3
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Deste modo, deve estar atento a como o seu educando expressa as suas intenções, como lida com situações comunicativas e com os pares que encontra em vários contextos, e como participa em interações e conversas de outros. Caso denote algum tipo de alteração, deverá recorrer a um Terapeuta da Fala para esclarecer as suas dúvidas.

Tags: No tags

Comments are closed.