17 de fevereiro – Dia Mundial da Motricidade Orofacial

Hoje comemora-se o dia mundial da motricidade orofacial. A motricidade orofacial é uma das áreas de atuação do Terapeuta da Fala, que se dedica ao estudo, prevenção, habilitação e reabilitação dos aspetos estruturais e funcionais das regiões orofacias e cervicais. Este dia visa consciencializar a população em geral sobre o trabalho realizado nesta área, bem como acerca dos cuidados que se deve ter para evitar alterações nas diversas funções estomatognáticas (respiração, fala, mastigação, deglutição…), sendo que este ano se dá um particular enfoque à respiração e à deglutição, ambas afetadas pela covid-19.

Covid-19, problemas na respiração e deglutição

É do conhecimento de todos que a covid-19 acarreta complicações ao nível do sistema respiratório. O comprometimento desta função vital vai afetar outras funções como é o caso da deglutição. Isto acontece uma vez que a respiração é a base de todas as outras funções e a afeção do sistema pulmonar conduz muitas vezes à necessidade de intubação orotraqueal e de ventilação mecânica, procedimentos invasivos que elevam o risco de disfagia (dificuldade em engolir).

Dentro da equipa multidisciplinar que atua com estes casos, deve estar o Terapeuta da Fala. E porquê? A resposta é simples. O Terapeuta da Fala é o especialista na avaliação da função da deglutição, e cabe-lhe a ele informar sobre o estado de deglutição do doente, de forma a permitir tomadas de decisão quanto à retirada da ventilação mecânica, à introdução de alimentação por via oral (pela boca) de forma segura e eficaz, ao uso de manobras de deglutição, à adaptação de consistências alimentares, e à forma como se deve lidar com as secreções orais e com a higiene oral desses pacientes. Deste modo, é possível evitar potenciais engasgamentos, complicações como a desidratação e a desnutrição ou até mesmo aspirações (comida vai para os pulmões), diminuindo de forma subsequente o tempo de internamento hospitalar.

Comments are closed.