27 outubro – Dia Mundial da Terapia Ocupacional

No dia 27 de Outubro comemorou-se o dia Mundial da Terapia Ocupacional.

Na Terapia Ocupacional promove-se a autonomia e bem-estar no desempenho das ocupações diárias. Neste dia especial e tendo em conta a situação social que vivemos devido à situação pandémica, importa refletir acerca das ocupações que desempenhamos bem como a forma como as gerimos. Uma das expressões muito utilizadas pelos terapeutas ocupacionais refere-se ao Equilíbrio Ocupacional. Wilcock (2006) define este termo como “Um equilíbrio de envolvimento na ocupação que leva ao bem-estar. Por exemplo, o equilíbrio pode ser entre ocupações físicas, mentais e sociais; entre ocupações escolhidas e obrigatórias; entre ocupações extenuantes e repousantes, ou entre fazer e ser ”. Todos nós no nosso dia-a-dia tentamos encontrar o nosso equilíbrio ocupacional, intercalando e organizando as ocupações e papéis que desempenhamos ao longo do mesmo, como por exemplo o trabalho, momentos de lazer, a gestão doméstica, o cuidar de nós e do outro, entre outras. 

Diariamente encontramos desafios na gestão e equilíbrio dessas ocupações, devido a diversos fatores como por exemplo o stress diário, a incapacidade de gerirmos o trabalho com a lida da casa ou com atividades de lazer e significativas para nós. Encontrar este equilíbrio tornou-se ainda mais difícil durante o confinamento que vivenciamos este ano, uma vez que muitos de nós tiveram de gerir muitas destas ocupações num só espaço, a nossa casa. Surgiram desafios tais como a dificuldade em dividir o tempo para realizar o nosso trabalho, cuidar da casa, dos filhos e da escola dos mesmos. Vimos limitadas as atividades de recreação e lazer, como a prática de exercício físico, passeios, etc e principalmente a socialização, uma vez que fomos privados de conviver com as pessoas com quem nos cruzamos no nosso dia-a-dia. Também para as crianças foi difícil adaptar a escola ao contexto de casa e lidar com a impossibilidade de brincar e socializar com os seus pares.

Pouco a pouco fomos retomando as nossas ocupações diárias e a adaptamos-nos a esta nova realidade. A nossa capacidade para nos adaptarmos a estas situações é importante para a nossa saúde mental e satisfação. Assim, deixamos uma pergunta importante: está a conseguir alcançar o equilíbrio ocupacional no seu dia de hoje? Se não, o que poderia fazer para mudar isso?

Em baixo deixamos algumas estratégias:

  • Analise como o tempo é distribuído e organize as ocupações diariamente, mantendo os papéis da vida (pai/mãe, marido/mulher, trabalhador/estudante…) em mente;
  • Faça uma tarefa de cada vez – adicionar muitas metas/tarefas exigentes num único dia pode adicionar stress à sua vida;
  • Planear o dia com metas adequadas e adicionar tarefas de lazer para poder relaxar no final do dia;
  • Não ter receio de desempenhar novas atividades que sempre quis realizar/experimentar 
  • Tirar tempo para cuidar de si e envolver-se em ocupações significativas e prazerosas para si.

Comments are closed.