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Dicas e estratégias para adolescentes e adultos com dispraxia

Na fase da adolescência e transição para a vida adulta surgem novos desafios diários à nossa participação ocupacional. Estes desafios tornam-se ainda mais complicados para quem tem dispraxia, uma vez que esta implica dificuldades ao nível do planeamento motor e, consequentemente, na aprendizagem de novas ações e na organização das mesmas. Desta forma, no post de hoje vamos dar algumas estratégias para a organização, tanto em contexto de escola/trabalho, bem como em casa.

Organização para a escola:

• Adquirir o hábito de fazer/preparar o lanche, organizar a mala/mochila e verificar o calendário na noite anterior;

• Se tiver que levar algo especial para a escola, anexe um autocolante/post-it colorido na porta da frente na noite anterior, para não se esquecer;

• Criar e codificar por cores um pequeno cronograma para ter à mão na mala ou casaco, para que o possa consultar com frequência. Combinar as cores nesse calendário com a cor dos cadernos usados para cada disciplina também ajudará na organização;

• Escolher uma mala com bolsos externos e manter sempre as mesmas coisas nesses bolsos para que possa verificar rapidamente se as possui (exemplo: calendário, canetas, etc);

• Optar por malas estilo ‘mochila’ que ficam sobre os ombros. Estas são melhores para a postura e mais fáceis de organizar do que aquelas que passam por cima de um ombro e atravessam o corpo.

Organização em casa:

• Identificar um lugar para “descarregar” todas as coisas assim que chegue da escola/trabalho (por exemplo, manter uma caixa de plástico ao lado da porta da frente ou do seu quarto);

• Organizar itens de papelaria e produtos de higiene em caixas coloridas. Colocar uma etiqueta ou imagem na parte de fora para ajudar a encontrar as coisas rapidamente;

• Colocar um quadro branco no quarto para escrever notas que precise de se lembrar. Consultar com frequência e ir apagando as tarefas que já realizou;

• Desenvolver rotinas para horários específicos do dia, como uma rotina matinal ou noturna. Quando quiser introduzir algo novo numa rotina estabelecida, pense primeiro como fazer isso de forma consciente, durante várias semanas antes de tornar-se ‘automático’. Use notas adesivas e fotos para o lembrar, enquanto isso não acontece;

• Recorrer a aplicações ou simplesmente a alarmes ou calendários de lembretes do seu telefone, para o ajudar com a organização e a lembrar-se de datas ou compromissos importantes.

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