
Com as férias a aproximarem-se, contar e ler histórias torna-se uma boa opção para preencher os tempos livres.
O hábito de leitura durante a infância desperta a curiosidade, aumenta a concentração, estimula a criatividade, aumenta o vínculo entre educadores e educandos, desenvolve a linguagem, cria o hábito da leitura, promove a coerência e organização textual, ensina a ouvir e ajuda a interpretar sentimentos.
Assim, de maneira a tornar estes momentos mais enriquecedores, propomos algumas estratégias:
- Utilizar muita expressividade, suscitando o interesse na criança;
- Ler e mostrar pequenos pormenores das histórias;
- Fazer perguntas. Caso a criança não consiga responder, deve-se dar tempo e fazer com que pense sobre a história;
- Deixar os livros ao alcance das crianças, permitindo que sejam elas a tomar a iniciativa.
Além disso, tente evitar:
- Ler demasiado rápido. É fundamental reservar tempo para esta atividade, de maneira a dar toda a atenção ao seu educando e a este momento de aprendizagem;
- Ler histórias que não são do agrado da criança, ou que sejam demasiado complexas para o seu desenvolvimento linguístico;
- Ler as histórias de forma monótona e com pouco entusiasmo.
Quando deve iniciar o hábito de leitura? Mesmo antes de o bebé balbuciar, já pode começar a contar pequenas histórias, respeitando sempre a capacidade de compreensão da criança, havendo, por isso, livros para diversas faixas etárias. O mais importante é tornar a leitura de uma história um momento prazeroso, evitando a “obrigatoriedade” e possíveis reações negativas à leitura, influenciando desfavoravelmente o desempenho escolar.