Incluir as Crianças nas Tarefas Domésticas

As férias de verão são uma boa oportunidade para passar mais tempo com as crianças. E porque não aproveitar esse tempo para as envolver nas tarefas domésticas?

Para além de ajudar a promover o sentido de responsabilidade, a independência e a autonomia, estimula o aumento da autoestima, da confiança e da capacidade de planeamento e organização. Porém, os seus benefícios não ficam por aqui. Sabia que ao envolver a criança nas várias tarefas de vida doméstica também está a contribuir para o desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) e da comunicação?

Deixamos aqui 5 motivos que o comprovam:

  • Expansão do Vocabulário :

É fácil de perceber o “porquê”. Ao participar nas diversas tarefas, vamos conseguir, inevitavelmente, contribuir para o aumento do vocabulário da criança (exemplo: ao ajudar na confeção de uma sopa, a criança pode aprender o nome de vários legumes, as suas cores, etc);

  • Compreensão verbal:

No decorrer das tarefas, o adulto pode fazer pedidos ou explicar factos, utilizando frases mais compridas e complexas, o que contribui para o desenvolvimento da compreensão verbal de diferentes estruturas linguísticas.

  • Organização do discurso:

Ao falarmos com a criança, damos o modelo correto que a construção de frases deve seguir, ou seja, de como as palavras devem ter uma sequência lógica e organizada no discurso, para que as ideias sejam transmitidas de forma clara.

  • Literacia:

Existem inúmeras tarefas através das quais é possível colocar a criança em contacto com a escrita, ajudando a desenvolver competências de literacia (exemplo: etiquetar frascos de alimentos; elaborar listas de compras).

  • Competências Comunicativas:

Quando dialogamos com a criança, estamos a fazer um uso social da linguagem. Deste modo, através das tarefas de vida doméstica, é também possível promover a atenção conjunta, o esperar pela vez, a interpretação das intenções comunicativas do outro, etc.

Reveja as tarefas adequadas a cada faixa etária, clicando no link https://multiclinica.pt/autonomia-e-atividades-de-vida-diaria/ e envolva as crianças nas tarefas lá de casa. Motivos não faltam!

Tags: No tags

Comments are closed.