
Um início de ano letivo diferente de todos os outros
O regresso às aulas é normalmente um momento de ansiedade e entusiasmo mas este ano com muita preocupação por parte dos pais. Em primeiro lugar, pelas incertezas devido à pandemia da covid-19; em segundo, por todas as adaptações exigidas aos alunos, aos pais e a toda a comunidade educativa.
- Conversar sobre as mudanças, antecipando-as
A covid-19 entrou nas vidas, brincadeiras e pensamentos das crianças, mas o facto de já não ser novidade não significa que deva ser ignorada. Será sempre importante relembrar que na escola irão aprender e brincar com os amigos, mas também voltar a falar sobre o vírus, o que se sabe sobre ele, como se transmite e o que podemos fazer para o evitar.
- Novas rotinas de higiene
A melhor forma de reduzir a estranheza destas rotinas no regresso à escola será começá-las em casa, sobretudo para as crianças mais pequenas.
É importante insistir em lavar as mãos antes e depois de comer, depois de brincar no exterior, depois de tossir ou espirrar (claro, sempre para a zona interna do braço, o que já deve ser um hábito, mas não é mau de relembrar).
- Distanciamento social
O distanciamento social também será praticado nas escolas, dentro do possível e consoante as idades. É importante explicar previamente às crianças que nas salas de aula poderão estar sentadas mais distantes dos colegas e os materiais não serão partilhados como anteriormente.
A pandemia não deixa ninguém indiferente e é normal levantar-se a questão da segurança na reabertura das escolas. É importante evitar o pânico, muitas vezes transmitido por notícias falsas, transmitir às crianças e jovens serenidade e, acima de tudo, a importância no cumprimento das regras.