O que é a Práxis, qual a sua importância e como saber se o seu filho tem dificuldades nesta área?

Práxis, segundo a Dra. Jean Ayres, é a competência que o nosso cérebro tem de conceber, planear, organizar e executar uma sequência de ações motoras pouco habituais, permitindo-nos responder adequadamente às exigências do ambiente.  Esta é composta por três componentes: Ideação – a capacidade de conceptualizar uma atividade nova ou diferente; Planeamento motor – a capacidade de o cérebro organizar e sequenciar novas ações motoras; e Execução – a capacidade de realizar ações motoras.

As crianças com dispraxia são frequentemente consideradas trapalhonas ou desajeitadas e caem ou magoam-se com frequência, porque não têm uma perceção corporal adequada.

Para a maioria das pessoas, o planeamento motor não requer nenhum esforço consciente, é automático. Isto porque os seus cérebros são capazes de fazer o trabalho (plano motor) espontaneamente. Quando estamos a aprender algo novo, tal como um novo desporto que nunca experimentamos ou conduzir pela primeira vez, podemos precisar de praticar inicialmente, mas o nosso cérebro adapta-se e o planeamento motor deixa de ser necessário e a ação torna-se automática. Contudo, para as crianças com dispraxia, a ação não se torna automática, e elas precisam de planear continuamente. As crianças com estas dificuldades trabalham muito mais do que os seus pares, apenas para os tentar acompanhar. 

O planeamento e a sequenciação são importantes para permitir que uma criança execute as tarefas diárias, como saltar, correr à volta de objetos, brincar no parque e praticar desportos. As competências de planeamento e sequenciação também são necessárias para as tarefas diárias de autocuidados, como vestir e comer, e afetam a capacidade da criança se organizar e aprender novas rotinas. O planeamento e a sequenciação inadequados também podem influenciar as competências necessárias para alcançar um bom desempenho académico como escrever, desenhar e recortar.

Se acha que a sua criança tem dificuldades de práxis, deve procurar um Terapeuta Ocupacional para uma avaliação.

Os sinais de alerta são:

Multiclinica_Blog_54_2
Multiclinica_Blog_54_3
Multiclinica_Blog_54_4
Multiclinica_Blog_54_5
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Comments are closed.