Multiclinica_Blog_5

Reforçar os cuidados de higiene oral

Vivemos tempos difíceis, tempos de adaptação a uma nova vida. Um esforço coletivo para combater a COVID-19.

Mas não devemos descurar outras doenças e a saúde oral é determinante para a saúde em geral.

A Multiclínica recomenda reforçar os cuidados de higiene oral e promover uma alimentação saudável. Agora que passamos mais tempo em casa, podemos controlar melhor as nossas refeições, evitar alimentos açucarados e excesso de gorduras, também por causa da obesidade e de outras doenças.

Para os mais novos, a Multiclínica recomenda:

• Escovar os dentes após as refeições e de manhã e à noite antes de deitar;
  • Quando as crianças ainda não têm dentes, os pais devem passar uma gaze nas gengivas;
  • Até aos dois anos os pais devem fazer a escovagem dos dentes dos filhos;
  • Dos 2 aos 6 anos os pais devem escovar os dentes com os filhos;
  • Dos 6 anos em diante, os pais devem monitorizar a escovagem dos dentes dos filhos.

Para os adolescentes, recomendamos:

• Escovar os dentes após as refeições e de manhã e à noite antes de deitar;
  • Ensaiar o uso da fita dentária pelo menos uma vez por dia;
  • A Federação Dentária Internacional tem um conjunto de atividades disponíveis no site: https://www.fdiworlddental.org/mouth-heroes.

E para os adultos:

• Escovar os dentes após as refeições e de manhã e à noite antes de deitar;
  • Usar a fita dentária, pelo menos uma vez por dia;
  • Sendo que os mais idosos ou adultos com espaços maiores entre os dentes, devem usar a fita dentária e/ou escovilhão dentário pelo menos uma vez por dia.

Para quem utiliza prótese ou aparelho removível, higienizar a sua prótese ou aparelho removível após as refeições e escovar os dentes.

Comments are closed.