Sugestões de atividades – Férias da Páscoa

Nesta semana de férias da Páscoa, a nossa equipa deixa algumas sugestões de atividades criativas que podem ser feitas em casa com os mais pequenos, de forma a criar momentos de brincadeira e de diversão em família. Para além de divertidas, estas atividades permitem ainda estimular diversas áreas do desenvolvimento infantil. 

  • Caça aos ovos: Através desta atividade, é possível estimular diversas competências. Pode fornecer uma sequência de pistas à criança para que ela chegue ao ovo, promovendo assim a memória auditiva. Além disso, pode criar regras (exemplo: encontrar apenas os ovos de uma cor; cada vez que encontrar um ovo, a criança tem de ler/escrever uma palavra/frase ou dizer o nome de elementos de uma dada categoria (transportes, animais, etc)), contribuindo deste modo para o desenvolvimento das competências linguísticas e de leitura e escrita da criança. Se tiver ovos de plástico, pode colocar dentro deles papéis (exemplo: pode colocar em cada ovo um papel com uma letra e, depois, pedir à criança para dizer e/ou escrever palavras que comecem por essa letra, palavras/frases para lerem ou instruções motoras como “salta como um coelho”; “até ao próximo ovo tens de saltar ao pé coxinho”). Alternativamente, pode colocar objetos/imagens para nomearem, dividirem em sílabas ou pensarem noutra palavra que rime com a que consta no ovo.
  • Pintar e decorar ovos: Quem não gosta de decorar ovos da Páscoa? Além de engraçada, esta atividade estimula o aprimoramento da coordenação motora, a noção de cores, formas, texturas e tamanhos.
  • Cantar músicas da Páscoa – Estimula a memória, o ritmo e a melodia.
  • Elaboração de um postal para algum familiar/amigo, a desejar uma Páscoa Feliz e/ou escrita de uma história relacionada com a temática da Páscoa – estimula a criatividade e as competências de escrita; 
  • Ler uma história (exemplo: O coelhinho que não era da Páscoa) – Leia uma história à criança e realize questões sobre a mesma. Peça-lhe para fazer um reconto, um desenho ou um pequeno teatro sobre a história. Se a criança já for mais crescida, pode ser ela a ler.
  • Realizar experiências – pesquisar na internet/Youtube como fazer experiências com ovos (exemplo: como fazer um ovo flutuar; como colocar um ovo dentro de uma garrafa). Esta á uma atividade divertida que estimula a utilização das tecnologias, o planeamento motor e a ideação.
  • Corrida do ovo e da colher – fazer uma corrida em que as crianças têm de transportar o ovo numa colher. Esta atividade é um sucesso e estimula as competências motoras e de práxis não só a nível global, mas também orofacial. Para dificultar a atividade poderão usar vendas para treinar a consciência corporal e a orientação espacial.
  • Jogo de perguntas e respostas com o tema da Páscoa – Este é um jogo simples que promove a aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos sobre esta temática. Uma pessoa faz as perguntas (exemplo: Qual o animal símbolo da Páscoa?) e as restantes dividem-se em 2 equipas. Para tornar a atividade mais interessante, a equipa que acertar mais perguntas pode ganhar como recompensa ovinhos de chocolate.
  • Planear a lista de compras para a Páscoa – pedir auxílio à criança para elaborar a lista de compras para o almoço da Páscoa, o que estimula não só as competências de escrita, como também as atividades de vida diária e instrumentais (exemplo: gestão do dinheiro).
  • Momento na cozinha: Folar – Páscoa não é Páscoa sem o típico folar. Envolva a criança na sua confeção, deixe-a explorar os alimentos e as suas texturas e aproveite para estimular o desenvolvimento da linguagem (exemplo: nomear os ingredientes e o material que vão utilizando; nomear as suas cores; a que grupo pertencem (legumes, frutas…); fazer a associação com outros conceitos (ovos – galinha)). Se a criança já for capaz, pode também pedir-lhe para ser ela a ler a receita do folar.

Comments are closed.