Multiclinica_Blog_1

Terapia da Fala

 A fala inicia-se desde o nascimento até aos 6 anos de idade e até esta altura a criança deverá ser capaz de produzir corretamente todos os sons. Se o seu filho apresentar dificuldades em pronunciar um ou vários sons da fala não hesite em contactar a nossa equipa.

·    Por volta dos 3 anos a fala da criança deve ser entendida pela família e pessoas mais próximas, aos 4 anos a mesma deve ser entendida por estranhos e aos 5 anos todas as pessoas nas várias situações devem compreender o que a criança está a dizer.   

·      A capacidade de ouvir bem todos os sons da fala é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. A principal causa de dificuldade auditiva nos primeiros anos de vida é a otite devendo os pais estarem atentos para a sua deteção precoce e tratamento atempado. 

·    A melhor altura para retirar a chupeta será entre os 2 anos e meio e os 3 anos. Quando a sucção persiste após os 4 anos poderá haver alterações de oclusão dentária, falta de tónus ou força nos músculos orais, projeção da língua para a frente, palato alto e estreito, e respiração pela boca.  

·  “Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar, porque com ela depressa recuperaria tudo o resto” Daniel Webster. Uma frase para refletir sobre a importância que a comunicação tem nos nossos dias. 

·     Mito: “A criança não fala, porque é preguiçosa”. A fala é uma das formas mais poderosas que uma criança tem para comunicar, se isso não acontece é porque precisa de ajuda. Muitas vezes a criança utiliza gestos para comunicar de forma eficaz, que substituem a fala, porque para elas torna-se mais difícil falar do que usar as mãos para comunicar. Por volta dos 12 meses de idade é expectável que a criança comece a dizer as primeiras palavras. 

Tags: No tags

Comments are closed.